Banco de imagens: quais são os melhores para se usar?

banco de imagens

Você que tem um blog ou um site e quer mantê-lo sempre animado e bem estruturado você deve optar por imagens e vídeos. Dizem os especialistas em blogs que as imagens causam maior engajamento do público e identificação com a sua marca.

Existem imagens personalizadas, existem imagens de bancos gratuitos de imagem. Na verdade, você é quem vai escolher o que cabe melhor para você.

Mas aí vai uma dica: não use imagens do banco de imagens do Google, pois elas podem ter direitos autorais e isso é ruim.

Como eu disse antes, as imagens são grandes fatores de engajamento dentro de um post. Quando você está editando um post e o publica sem imagens, chances são de que seu texto nem seja aberto. Isso é fato!

Pois é, ter uma imagem indicativa e chamativa no seu post chama a atenção do público e faz com que o engajamento seja maior dentro do seu site/blog.

A imagem tem que ser de resolução HD – alta resolução – e relacionada ao artigo em questão. Outra dica que eu posso lhe dar, em termos de SEO, é que você coloque sempre o atributo alt nas imagens desta forma você vai estar linchando esta imagem à sua palavra-chave.

Mas por que eu devo usar banco de imagens gratuitos? Há vários bancos de imagem gratuita na internet. Nós vamos citar alguns nesse artigo para te animar.

Meu blog está todo com imagens do Google: o que fazer? Tente, na medida do possível, trocar as fotos aos poucos. O ideal também é que na definição da imagem você coloque “Foto retirada do site…”, só para ficar claro de onde foi a fonte da imagem.

Outra coisa muito importante é saber qual é o peso da imagem, quantos bytes ela tem. Sabe por quê? Porque dependendo do peso da imagem a sua página vai demorar para carregar e isso vai fazer com que seus clientes fujam sem nem antes abri-la.

É… ter um blog tem suas especificidades. Entretanto não é tão difícil assim mantê-lo, só basta ter atenção ao fazer a publicação.

Banco de imagens é mesmo seguro?

 

Sim. Eles são feitos com o intuito de disponibilizar os arquivos gratuitamente. Você não precisa se preocupar, mas alguns pedem que sejam mencionados os seus sites junto às fotos. É sempre bom indicar o autor da foto/figura e o nome do site de onde você tirou todas elas.

É seguro e é indicado que você os utilize.

Agora vamos mostrar para vocês uma pequena lista de bancos de imagens os quais você pode acessar:

1.     FREE PIK

banco de imagens

Freepik.com é um dos maiores bancos gratuitos da internet e conta com mais de um milhão e meio de imagens em PSD, ícones, vetores, fotos grátis diariamente e esse número só faz aumentar.

O que você pode encontrar em freepik.com:

  • Fundos;
  • Logotipos;
  • Cartão de visitas;
  • Infográficos;
  • Bandeira;
  • Padrões;
  • Brochura;
  • Flor;
  • Fundo abstrato;
  • Quadro;
  • Aviador;
  • Artigos para casamento;
  • Pôster;
  • Aquarela;
  • Maquete
  • Entre outros

Freepik.com conta hoje com mais de 1,4 milhão arquivos baixados. É com certeza um dos mais populares bancos de imagem.

2.     MORGUEFILE

banco de imagem

Mais de 350 mil fotos para uso comercial. Lá você vai encontrar fotos, vídeos e muito mais. Não é um banco de imagem parecido com o freepik.com, mas também é bom para acessar imagens diferentes.

Lá você vai encontrar fotos de todos os tipos que com certeza vão servir para os seus propósitos.

3.     FREE IMAGES

Também com mais de 350 mil fotografias, este banco é uma ótima opção para aqueles que desejam colocar fotos em seus posts e não ter problemas com direitos autorais.

Para quem gosta, as fotografias estão organizadas por categorias e assim você poderá acha-las facilmente.

4.     DREAMSTIME

banco de imagens

Fotos e vídeos a seu dispor. Dreamstime organiza também por categoria e assim fica mais fácil para achar o que você está procurando. Oferecendo imagens livres de direitos autorais, a Dreamstime é com certeza uma boa pedida para você usar no seu blog ou site. Conta com 68 milhões de imagens.

5.     FREE PHOTOS BANK

banco de imagem

É um dos bancos de dados bem organizado e intuitivo. Você pode escolher por categoria, pelas fotos recentes ou através de uma rápida navegação no topo do site. Tudo para que você ache facilmente o que procura para o seu blog ou site.

6.     PIXABAY

banco de imagens

Com fotos, ilustrações, gráficos de vetores e vídeos o Pixabay é uma ótima opção para aqueles que já gostam do freepik.com, pois a estrutura é bem parecida. Lá você pode encontrar mais de 1.2 milhões de imagens oferecidas pelo banco sem direitos autorais.

7.     FLICKR

banco de imagens

Bilhões de fotos e 2 milhões de grupos, o Flickr é mais uma ótima opção para se achar fotos e imagens gratuitas livres de direitos autorais. Usar esta plataforma é bem intuitivo e fácil, pois ela possui um ótimo sistema de buscas logo no topo do site. Você também tem a opção de se abrir uma conta.

8.     CEPOLINA

banco de imagens

As fotos estão divididas por categorias. Mas fique atento, pois a caixa de busca logo no topo leva para outro site onde as imagens são pagas. Banco de imagens muito intuitivo e fácil de se achar as fotografias.

9.     FREE DIGITAL PHOTOS

banco de imagens

Possui um sistema de busca muito rápido e com opções de imagem logo na página de entrada para você escolher. Também é possível ver as imagens por categoria. Com certeza um ótimo concorrente para qualquer dos bancos de imagens.

10. FREE RANGE STOCK

banco de imagens

Fotos e ilustrações licenciadas para uso comercial. Aqui você encontra um fácil sistema de busca com um intuitivo menu no topo do site. Totalmente grátis!

11. GRATISOGRAPHI

banco de imagens

Esse não tem o sistema de busca rápida, mas na parte de baixo do site tem as opções por categoria. Muito fácil de se mexer.

Como usar o banco de imagens?

Para usar os bancos de imagens você tem que clicar na foto ou imagem escolhida e fazer o download. Dentro do wordpress você também que fazer algumas configurações como colocar na definição da imagem de onde ela veio para provar que veio de banco de imagens.

Outra coisa muito importante a saber é que nesses bancos de imagem, as fotografias, vetores, gifs e etc sempre estarão alta resolução, mas não custa averiguar antes de usá-las.

Opte por usar fotos de baixo tamanho, pois assim fica mais fácil carregar a sua página. O tamanho da imagem geralmente está no próprio banco de imagens na hora que você for fazer o download dela.

Não use imagens agressivas! Nos bancos de imagens tem de tudo e você pode até ter gostado de uma ou outra imagem, mas tente não usar imagens que firam visualmente outras pessoas.

Bônus

HUBSPOT

banco de imagens

Hubspot é uma das maiores empresas ligadas ao marketing digital. Muito requisitada pelas empresas, a HubSpot é realmente fenomenal. Ela ainda te oferece um banco de imagens gratuito como você pode ver acima. Não é como o banco de imagens apresentados no início do artigo, mas também é uma mão na roda.

NEW OLD STOCK

banco de imagens

Para quem é fascinado por fotos antigas aqui vai mais uma super dica: New Old Stock. Esta também é uma plataforma bem intuitiva e fácil de se manusear. Fotos em preto e branco e fotos antigas você poderá encontrar por lá. Um primor!

IMAGE TEMPLE

banco de imagens

Mais um banco de imagens onde você opera através de um menu. É simples e prático. Você pode achar uma infinidade de imagens aqui. Está em espanhol, mas é bastante fácil de se entender o que diz o menu.

Conclusão

A conclusão a que chegamos é que com tantos bancos de imagens gratuitos é impossível você não achar o que está procurando. Verifique esta lista de bancos de imagens antes de fazer seu post, escolha e faça logo o download da imagem preferida. Assim fica mais fácil para você deixar de pegar imagens no Google imagens.

Fora que estas imagens do Google imagens podem não vir em HD, o que seria muito ruim para a reputação do seu blog ou site.

Existem várias outras opções que você pode conferir no site do Marketing de Conteúdo da Rock Content, mas o que escolhemos aqui para vocês é realmente o suprassumo do suprassumo, ou seja: o melhor.

Outra coisa muito importante é a utilização da imagem para complementar o conteúdo e chocar o leitor. Como assim? Em um título mais forte e que faz o leitor pensar sobre um problema, você pode usar as imagens para agregar ao conteúdo ou chamar atenção para o assunto.

Imagens em preto e branco não são piores que imagens coloridas, muito pelo contrário o que vai chamar a atenção é o conteúdo disposto na imagem, por isso pode usa-las tranquilamente.

E caso você já tenha começado seu blog ou site com imagens do Google é bom trocá-las o quanto antes para evitar problemas, principalmente se você estiver começando no ramo do marketing digital. No fim, é só analisar os bancos de imagens antes de criar seu post e criar uma boa impressão.

 

Ronald Caldeira

Meu nome é Ronald Caldeira.

Talvez você já tenha ouvido falar de mim ou me conheça pelos vários negócios e cursos que venho desenvolvendo pela internet.

Hoje sou um profissional bem sucedido e ganho dinheiro de várias formas, inclusive trabalhando em casa, pela internet.

Tenho especialização em Internet Marketing e Marketing Multinível.

Consigo gerar dezenas de contatos todos os meses para os meus negócios na internet usando métodos gratuitos e ainda ganho dinheiro durante o processo.

Para ensinar as pessoas a serem bem sucedidas nos negócios online usando as mesmas técnicas eu criei diversos cursos, ebooks e seminários.

Para receber um Curso Grátis de Internet Marketing e conhecer as técnicas que eu uso, preencha seus dados no seguinte link:

http://www.segredosdowebmarketing.com

Você vai aprender a ter sucesso e ganhar dinheiro nos negócios baseados em casa e obter multiplas fontes de renda.

Não deixe também de conferir dezenas de artigos no http://www.BlogLucrativo.net

Website: http://www.renda3.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *