Como empreender sem dinheiro e fazer a sua ideia sair do papel?

como empreender sem dinheiro

Uma das grandes dúvidas de qualquer pessoa nos dias de hoje é: como empreender sem dinheiro principalmente em épocas de crise. Muitas pessoas até duvidam da possibilidade de se conseguir tal condição. Uns são funcionários públicos aposentados ou não e que estão insatisfeitos com o serviço, outros são antigos trabalhadores carteira assinada, mas que estão desempregados…

A lista é grande, mas para empreender sem dinheiro é preciso ter gana e buscar soluções. O empreendedor de hoje é aquele que jamais fica parado. Ele também é perspicaz e busca por melhorias contínuas sempre.

Além de tudo isso ainda tem o conhecimento. Este é muito importante e deve refletir a capacidade do empreendedor de se reconstruir novamente.

Empreender sem dinheiro então torna-se uma das suas dificuldades encontradas no caminho e por causa dela temos que o melhor a fazer é se preparar para os momentos difíceis e fáceis.

Bootstrapping é como se chama a prática de empreender sem dinheiro ou com poucos recursos. Na verdade, este termo não tem tradução exata para o português, mas quer dizer exatamente investir sem dinheiro ou com capital próprio.

Para você ver que já nos Estados Unidos a prática já era prevista. Nós vamos te dar algumas dicas tiradas dos melhores blogs aqui neste artigo de forma fácil e didática. Continue lendo que você não vai se arrepender.

1.    Empreender sem dinheiro e agora?

No blog da fórmula de lançamento do nosso querido Érico Rocha temos o seguinte:

Passo 1: Crie o seu plano de negócios (você pode ver o modelo do Sebrae);

Passo 2: analisar a concorrência é ponto primordial;

Passo 3: fazer testes de mercado é outra coisa importante;

Passo 4: mantenha o seu emprego atual – você vai precisar de recursos;

Passo 5: tenha em mente o seu modelo de negócios;

Passo 6: você também pode optar em fazer um empréstimo.

Vamos analisar?

Você sabe por que é importante criar um plano de negócios? Se cria um plano de negócios hoje para organizar as ideias. É um estilo de planejamento a longo e curto prazo levando em consideração dados do mercado.

O plano de negócios é importante por que te dá um norte de para onde você deve caminhar, quais são os passos necessários, o que você deve fazer.

No próprio plano de negócios você terá uma parte que pede para você analisar a concorrência. Este ponto é crucial, pois uma vez analisada a concorrência você fica sabendo quais aspectos tem que melhorar e quais são os que tem que deixar como está.

A análise da concorrência é realmente um ponto essencial, por isso os dados devem estar o mais perto da realidade possível.

Faça testes de mercado! Como assim? Se você trabalha com doces, então leve os doces por uma semana para vender em um ponto badalado da cidade e veja qual é o resultado. Se o resultado for positivo isso não significa que tudo vai dar certo, pois será preciso que você teste mais vezes. Se o resultado der negativo, não desanime.

Continue testando até que você possa ter uma verdadeira ideia se o ideal é reestruturar ou trocar a ideia.

Algumas pessoas acham que o bootstrapping é uma ilusão, mas empreender sem dinheiro na verdade, é uma realidade.

Voltando a analisar temos que a próxima dica seria manter seu emprego atual. É bem óbvio esta dica, já que você precisará de recursos para criar condições de manter o negócio girando. A outra dica seria um modelo de negócios, mas como assim?

Você tem que ter em mente como você quer estruturar o seu negócio, o que você quer fazer dele e a partir daí você conseguirá geri-lo.

Este é o último e um dos mais importantes passos: pedir um empréstimo pessoal. Muitas pessoas erram na mão quando se trata de empréstimos. O ideal é que você tome um empréstimo por vez e se este for realmente necessário.

Pedir dinheiro emprestado ao banco ou a terceiros implica em juros e isto não é lá uma solução, não é?

Mas em todo caso pedir um empréstimo tendo você uma renda mensal, então não tem muitos problemas.

Pessoas como Steve Jobs, também não tinham dinheiro para empreender quando começaram sua vida de sucesso. O interessante nesta personalidade empreendedora não era saber empreender sem dinheiro, mas sim a persistência.

2.    Bootstapping: o que eu preciso saber?

Segundo o site da EXAME, bootstrapp ao literal significa alça de bota – pedaço de couro ou tecido que fica atrás da bota e na parte de cima do calcanhar. Por que devo saber esta tradução? Não é a tradução, mas a ideia em si. Se com a bootstrapp fica mais fácil calçar uma bota, isto significa que é fácil empreender sem dinheiro.

O bootstrapp antes de mais nada é uma prática comum e muitos negócios de hoje em dia começaram com pouco dinheiro. Mas por quê? Porque o bootstrapping é um estado da mente como diz o manifesto de Seth Godin em a bíblia do bootstrapping.

Exemplos inúmeros poderiam ser dados mais vou citar apenas alguns brasileiros que empreenderam sem dinheiro e hoje são grandes empreendedores.

  • Edson Bueno: fundador da Amil começou a vida como engraxate. Vendeu a Amil por 10 bilhões e hoje é um dos controladores do grupo Dasa.
  • Lírio Parisotto: filho de pobres agricultores, ia para a escola descalço e hoje é um dos maiores investidores da Bolsa de Valores.
  • Rolim Amaro: trabalhou como taxista, aficionado por aviões ajudou a criar a TAM.

Como você pode ver a prática do bootsrapping é normal, na verdade, em épocas de crise se pode inovar tanto quanto você imagina, pode-se fazer aparecer uma chance de mudança mesmo com poucos recursos.  A crise é uma oportunidade e nós vamos te dizer o porquê. Dá uma olhadinha no tópico abaixo e veja você mesmo que crise é só um nome e não te afeta muito quando você está preparado para ela.

3.    Como empreender sem dinheiro em época de crise

Uma crise é uma mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de um qualquer evento/acontecimento. ”

Como diz a definição acima de crise ela é uma mudança que pode até ser para pior, mas ela traz com certeza ensinamentos positivos, por isso não resulta sempre em fatos negativos.

Para empreender em época de crise é preciso antes de mais nada se preparar para ela. Fazer economias para os dias mais críticos, poupar dinheiro em investimentos seguros, evitar pedir empréstimos muito caros.

Existem pessoas que se preparam durante anos para investir em um empreendimento por causa de períodos de crise. A verdade é que não é necessário esperar. A crise te ensina a achar a sua direção correta, te mostrando onde investir para ganhar dinheiro.

E o bom é que com estes ensinamentos você pode bombar seus empreendimentos em pouco tempo e levar tudo que aprendeu para momentos de calmaria.

Segundo a agência Bowie, investir em épocas de crise tem lá suas vantagens. Veja aí em baixo 5 delas:

  • Poder investir em algo que a população precisa;
  • Ter autonomia e liberdade para tomar decisões;
  • Fazer o que gosta do jeito que achar mais conveniente;
  • Ter horários flexíveis;
  • MEI – Micro empreendedor Individual.

A primeira dica é investir em algo que a população precisa sabe por quê? Porque quando se está em crise só se compra o essencial. E se você conseguir colocar seu produto ou serviço dentro do rol dos essenciais, vai estar ganhando muito dinheiro.

Em épocas de crise você fica com mais autonomia para tomar decisões já que você vai ter tido que analisar a fundo o seu negócio e ninguém mais vai conhece-lo como você.

Você também vai poder fazer o que gosta. Já ouvi vários relatos de pessoas que na crise se voltaram para o seu melhor hobby e hoje estão ganhando milhões.

O fato novo de poder participar do MEI – micro empreendedor individual – ajuda muito a pequenos empreendedores com renda anual até R$ 60.000,00.

4.    Conclusão

Empreender sem dinheiro não é um grande problema a ser sanado e sim uma solução para estes problemas. Lembre-se que na crise se pode reinventar. E reinventar é ganhar em cima do que já existia.

Transforme seu produto ou serviço em essencial e você vai começar a perceber que sua ideia tem fundamento.

Utilize o Bootstrapping à vontade e viva intensamente cada momento que a crise te proporcionar de aprendizagem de algo novo, não usual.

Você vai perceber que empreender sem dinheiro é simplesmente empreender. Não há grandes diferenças a não ser que você terá que ser mais criativo e perspicaz.

Empreender sem recursos é realmente um desafio para muitos e uma oportunidade grande para outros. Mantenha os ensinamentos aprendidos aqui e siga em frente rumo ao sucesso.

E por último, respondendo à pergunta do artigo, a melhor maneira de se empreender sem dinheiro é recriar e recriar.

 

Se você gostou do artigo e achou bastante útil, então continue nos seguindo e compartilha nas suas redes sociais!

 

Ronald Caldeira

Meu nome é Ronald Caldeira.

Talvez você já tenha ouvido falar de mim ou me conheça pelos vários negócios e cursos que venho desenvolvendo pela internet.

Hoje sou um profissional bem sucedido e ganho dinheiro de várias formas, inclusive trabalhando em casa, pela internet.

Tenho especialização em Internet Marketing e Marketing Multinível.

Consigo gerar dezenas de contatos todos os meses para os meus negócios na internet usando métodos gratuitos e ainda ganho dinheiro durante o processo.

Para ensinar as pessoas a serem bem sucedidas nos negócios online usando as mesmas técnicas eu criei diversos cursos, ebooks e seminários.

Para receber um Curso Grátis de Internet Marketing e conhecer as técnicas que eu uso, preencha seus dados no seguinte link:

http://www.segredosdowebmarketing.com

Você vai aprender a ter sucesso e ganhar dinheiro nos negócios baseados em casa e obter multiplas fontes de renda.

Não deixe também de conferir dezenas de artigos no http://www.BlogLucrativo.net

Website: http://www.renda3.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *