Como Funciona O Marketing MultinívelSe você ainda não sabe como funciona o Marketing Multinível, também conhecido como Marketing de Rede ou MMN, então tire todas as dúvidas lendo esse artigo.

O MMN é um dos poucos sistemas que dão a possibilidade de um cidadão comum atingir níveis de ganhos financeiros ilimitados, se comparado ao método de trabalho utilizado pela maioria da população.

Marketing de Rede

É uma forma diferente de comercialização, promoção, divulgação e distribuição de produtos.

É um sistema de marketing crescente e inovador, que tem como principal característica a formação de uma grande rede de contatos criada exclusivamente para distribuir um determinado produto ou serviço.

A formação dessa rede de contatos é feita através da indicação de novos associados, que são convidados pelas pessoas que já possuem um vínculo anterior com a respectiva empresa. Todos os associados recebem o nome de distribuidores autorizados ou distribuidores independentes.

Marketing de Relacionamento

Pelo fato da rede ser formada por pessoas que indicam outras pessoas, o Marketing Multinível também é conhecido como Marketing de Relacionamento.

Marketing Multinível

O termo Multinível é derivado da estrutura utilizada pela maioria das empresas do setor, onde os novos indicados geralmente são hierarquicamente posicionados em níveis diferentes das pessoas que os convidaram, assim como ocorre no organograma das empresas tradicionais.

O sistema de distribuição de produtos e serviços

Ao invés das empresas distribuirem seus produtos usando inúmeros intermediários como fabricantes, atacadistas, representantes, varejistas e demais atravessadores presentes no sistema tradicional de distribuição, no Marketing de Rede só ocorre a interação direta entre o fabricante e o distribuidor, que geralmente é a única pessoa responsável pela retirada do produto e a respectiva entrega ao consumidor final.

História

O Marketing de Rede surgiu como uma evolução do método de vendas diretas, utilizado pela primeira vez em algumas empresas dos Estados Unidos no início do século XX.

Essa forma de distribuição de produtos passou por grandes transformações, se tornando popular à partir dos anos 70, após o surgimento de empresas que atingiram um crescimento gigantesco, comparado com as outras empresas daquela mesma época que utilizavam o método tradicional.

Depois que inúmeras empresas passaram a utilizar variações do Marketing Multinível sem que houvesse nenhuma regulamentação, a credibilidade do sistema ficou comprometida gerando processos judiciais liderados pelo governo americano que contestava a legitimidade das grandes empresas do setor.

Após anos de investigação, empresas gigantes da época como Amway e Nuskin foram absolvidas no processo iniciado pela FTC (Federal Trade Comission) dos Estados Unidos, resultando num documento que ficou conhecido como O Regulamento da Amway, que é seguido até hoje pelas grandes empresas do setor.

Diversos órgãos governamentais e não governamentais lideram um movimento mundial para a regulamentação, fiscalização e controle dessas empresas dando hoje bastante credibilidade e confiança ao Marketing Multinível.

Uma das instituições mais respeitadas dentre as que foram criadas com essa finalidade aqui no Brasil é a ABEVD (Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas).

Vantagens do Marketing Multinível

A simplificação do processo de distribuição gera uma grande economia nos custos com intermediários, atravessadores, marketing e publicidade.

Essa economia de recursos geralmente é revertida em maiores ganhos para a empresa e para o distribuidor, além de maiores investimentos em pesquisa, desenvolvimento de produtos e um preço competitivo para o consumidor final.

A atividade normalmente pode ser realizada em tempo parcial ou integral, de acordo com a disponibilidade de tempo da pessoa envolvida no setor.

A principal vantagem do Marketing Multinível para o cidadão comum é a possibilidade de atingir um nível de ganhos financeiros ilimitados, se comparado ao método de trabalho utilizado pela maioria da população.

Mas para atingir elevados ganhos, o distribuidor geralmente precisa adquirir conhecimento, experiência e desenvolver um conjunto de habilidades necessárias para liderar com sucesso a sua própria equipe de distribuidores.