Dicas de administração do tempo para você ser mais produtivo!

Dicas de administração do tempo para você ser mais produtivo!Hoje vou dar algumas dicas de administração do tempo, para mostrar que talvez você não esteja concluindo algumas tarefas por não saber que são importantes.

Você já começou a fazer algum curso de marketing, e parou bem antes do final? Ou será que você já começou a ler algum livro, e também não conseguiu ler até o final?

Deixar de concluir uma tarefa, por si só, não tem nenhum problema.

Até eu já fiz isso diversas vezes.

O problema com relação à administração do tempo, é quando você não consegue terminar de ler um livro que realmente é necessário por algum motivo específico, como por exemplo:

  • a matéria do livro vai cair em uma prova do vestibular, ou na prova do concurso para o cargo “XYZ”.
  • o livro é necessário para que eu consiga realizar a tarefa “XYZ” no meu trabalho.
  • enquanto não ler este livro, eu não vou conseguir preparar a palestra que eu estou planejando a várias semanas.
  • sem ele, eu não vou conseguir escrever o roteiro para a peça de teatro, o roteiro para a novela, o filme, etc.

E isso vale para qualquer tarefa que você esteja realizando ou pensando em realizar ao longo do dia.

Portanto, deixar de concluir uma determinada tarefa, por si só não é o seu maior problema de administração do tempo.

O problema é deixar de concluir tarefas que são realmente necessárias, urgentes, ou que fazem parte do seu projeto de médio ou longo prazo.

E com dias cada vez mais agitados, como estamos vivendo hoje, ninguém dá conta de tudo que gostaria de fazer.

Por isso, eu vou lhe mostrar como você pode definir prioridades e, em seguida, vou mostrar também como você pode lidar com elas para poder concluir somente o que for absolutamente necessário.

Lembre-se que o importante não é gastar um dia inteiro realizando tarefas, e nem tentar passar a ideia de que você está ocupado o dia inteiro.

O importante é gastar apenas o tempo necessário para concluir as tarefas que você determinar que são realmente importantes, e nada mais.

Ficar ocupado não é a mesma coisa que estar sendo produtivo.

Então agora, veja como você pode começar a determinar o que é realmente importante (como definir prioridades).

Você precisa criar duas relações de tarefas importantes para melhorar a sua administração do tempo, seguindo este roteiro:

Relação #1: Tarefas prioritárias para você conseguir uma melhor administração do tempo.

Em primeiro lugar, você precisa fazer uma lista com as suas verdadeiras “prioridades”.

Para isso, responda à seguinte pergunta:

Quais são as tarefas que realmente fazem parte do seu principal projeto de longo prazo?

Determine qual é o seu principal projeto e, para melhorar a administração do tempo, liste as tarefas que vão lhe ajudar a realizá-lo, como por exemplo:

  • entrar para a universidade. (tarefas necessárias: estudar o livro de marketing do Phillip Kotler, responder a prova simulada, me matricular no cursinho, etc.)
  • trocar de carro. (pesquisar o preço nos sites das concessionárias, selecionar o modelo mais adequado, solicitar propostas, incluir as prestações no orçamento mensal, etc.)
  • realizar o casamento ou noivado (outra lista de prioridades…)
  • comprar um imóvel …
  • montar um negócio próprio …
  • viajar para o exterior, etc…

Se as tarefas que você pretende fazer nas próximas horas ou dias estiverem dentro deste seu principal projeto, então elas são as mais importantes do ponto de vista da administração do tempo, e devem fazer parte da sua lista.

Relação #2: Tarefas urgentes e/ou necessárias.

Nesse momento, liste as tarefas que são urgentes ou necessárias no seu dia a dia, e que fazem parte da sua rotina diária.

Como exemplo de tarefas que vão melhorar a sua administração do tempo, você pode listar as seguintes:

  • Pagar as contas
  • Arrumar a casa
  • Contratar um funcionário, ou um freelancer
  • Ligar para os clientes
  • Escrever artigos para postar no blog
  • Realizar uma sessão de coach com clientes
  • Preparar e enviar uma promoção para os assinantes da minha lista de e-mail, etc.

Agora vem a etapa mais importante:

Priorizar a lista de tarefas, para executar somente aquelas que forem absolutamente necessárias.

Quando toda a listagem estiver pronta, determine quais são as principais tarefas, e ordene-as com as mais urgentes em primeiro lugar.

São aquelas que, se não forem realizadas, vão trazer consequências negativas, como perda de faturamento (clientes), pagamento de multas, sonhos não realizados, etc.

Desta lista, selecione apenas as 5 primeiras em cada dia, caso as outras possam ficar de fora.

Se você conseguir realizar somente as 5 tarefas mais importantes todos os dias, certamente vai sentir uma grande diferença na sua produtividade e conseguirá concluir tudo que for realmente necessário.

Com uma boa administração do tempo sendo feita regularmente, o que não foi concluído naquele dia, certamente é porque também não foi tão importante quanto as tarefas que você realizou.

Eu costumo anotar todas as tarefas principais na agenda do meu celular. Ele dá um toque me lembrando sobre cada uma delas no momento exato em que elas devem ser realizadas.

Claro que em alguns dias, eu acabo tendo que aumentar o número de coisa a fazer, pois nem sempre temos o mesmo número de prioridades todos os dias.

Mas eu sempre realizo as principais tarefas primeiro. E o que não dá para fazer no mesmo dia pode ficar para depois, pois não é tão importante.

Com tudo isso que eu lhe mostrei hoje, você deve ter entendido que, deixar de concluir uma tarefa, por si só não é o problema.

O problema é quando você deixa de concluir as tarefas que são realmente necessárias, urgentes, ou que fazem parte do seu projeto de médio ou longo prazo, como um curso de marketing, ou um livro que vai cair no vestibular.

Espero ter ajudado com estas dicas de administração do tempo e que, à partir de agora, você consiga colocar este plano de prioridades em prática.

Ronald Caldeira

Meu nome é Ronald Caldeira. Talvez você já tenha ouvido falar de mim ou me conheça pelos vários negócios e cursos que venho desenvolvendo pela internet. Hoje sou um profissional bem sucedido e ganho dinheiro de várias formas, inclusive trabalhando em casa, pela internet. Tenho especialização em Internet Marketing e Marketing Multinível. Consigo gerar dezenas de contatos todos os meses para os meus negócios na internet usando métodos gratuitos e ainda ganho dinheiro durante o processo. Para ensinar as pessoas a serem bem sucedidas nos negócios online usando as mesmas técnicas eu criei diversos cursos, ebooks e seminários. Para receber um Curso Grátis de Internet Marketing e conhecer as técnicas que eu uso, preencha seus dados no seguinte link: http://www.segredosdowebmarketing.com Você vai aprender a ter sucesso e ganhar dinheiro nos negócios baseados em casa e obter multiplas fontes de renda. Não deixe também de conferir dezenas de artigos no http://www.BlogLucrativo.net

Website: http://www.renda3.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *