Renda3.com

11 Melhores bancos de imagens gratuitos para se usar!

banco de imagens
Você está a procura de um bom banco de imagens? Se você tem um blog ou um site e quer mantê-lo animado e bem estruturado, então já sabe que recorrer a um banco de imagens é a melhor forma de encontrar boas fotos e vídeos.

As imagens, quando bem escolhidas, podem até aumentar suas vendas, pois causam maior engajamento do público e uma grande identificação com a sua marca pessoal ou empresarial.

Muitas pessoas recorrem a imagens criadas de forma totalmente personalizada para os seus sites. Porém, a maioria das pessoas prefere os bancos gratuitos de imagem. Você é quem deve escolher o que é melhor, de acordo com a sua necessidade.

Porém, preste bastante atenção a esta dica: não use fotos e ilustrações do banco de imagens grátis do Google, pois elas podem ter direitos autorais.

É muito cômodo ir ao Google e digitar: “banco de imagens free download” ou algo parecido. Mas usar fotos sem ter os direitos de uso é uma péssima ideia.

Como eu já disse antes, as imagens são grandes fatores de engajamento dentro de um post. Quando você está editando um artigo e o publica sem imagens, as chances são de que o seu texto nem será aberto pelos leitores. E isso é fato!

Por outro lado, ter uma imagem indicativa e chamativa no seu post chama a atenção do público e faz com que o engajamento seja maior dentro do seu site ou blog.

A imagem tem que ser de resolução HD – alta resolução – e relacionada ao artigo em questão. Por isso eu vou recomendar nesse artigo, bancos de imagens grátis alta resolução.

Outra dica que eu tenho para lhe passar, em termos de SEO, é que você sempre deve colocar o atributo alt nas imagens. Desta forma, você também vai estar ranqueando esta imagem junto com o texto, de acordo com as suas palavras-chave escolhidas.

Mas agora você deve estar pensando.

Por que eu deveria usar um banco de imagens gratuito?

Existem vários repositórios de fotos e vídeos na internet. Mas eu vou revelar os melhores bancos de imagens gratuitos nesse artigo, para poder te ajudar a tomar a melhor decisão. Como eu já disse, usar imagens gratuitas do Google é totalmente errado.

Mas usar fotos e ilustrações de um bom banco de imagens gratuitas, desde que tenham direitos de uso, é algo que você deve usar sem se preocupar.

Porém, se você já está trabalhando no seu blog a muito tempo, uma outra pergunta deve estar passando pela sua mente nesse exato momento.

O meu blog está repleto de imagens do Google: o que fazer?

Nesse caso, o conselho que eu te dou é o seguinte. Tente, na medida do possível, trocar as fotos aos poucos. O ideal também é que na definição da imagem você coloque “Foto retirada do site…”, só para ficar claro de onde é a fonte da imagem.

Outra coisa muito importante é saber qual é o peso da imagem, ou seja, quantos kbytes ela tem. Sabe por quê? Porque dependendo do peso da imagem, a sua página vai demorar para carregar e isso vai fazer com que os seus leitores e principalmente, os seus potenciais clientes fujam do seu site, antes mesmo de conseguirem abrir uma página sequer.

Se você está lutando para ranquear determinadas páginas nos sites de busca, provavelmente a velocidade de carregamento pode estar sendo um fator limitante. O Google e os outros buscadores estão dando melhores classificações para sites e páginas bem leves, com imagens de banco com tamanho compacto.

Por outro lado, eles estão até punindo severamente as páginas de carregamento lento, que possuem imagens pesadas e outros códigos e elementos prejudiciais.

É… ter um blog tem as suas complexidades. Entretanto não é tão difícil assim mantê-lo, só basta ter atenção ao fazer a publicação.

Banco de imagens é mesmo seguro?

Sim. Eles são feitos com o intuito de disponibilizar os arquivos gratuitamente. Você não precisa se preocupar, mas alguns pedem que sejam mencionados os seus sites junto às fotos. É sempre bom indicar o autor da foto ou figura e o nome do site de onde você tirou todas elas.

É seguro e é indicado que você os utilize.

Agora vamos mostrar para vocês uma pequena lista de bancos de imagens os quais você pode acessar:

1.     FREE PIK

Freepik.com é um dos maiores bancos gratuitos da internet e conta com mais de um milhão e meio de imagens em PSD, ícones, vetores, fotos grátis diariamente e esse número não para de aumentar.

O que você pode encontrar em freepik.com:

Freepik.com conta hoje com mais de 1,4 milhão arquivos baixados. E com certeza um dos mais populares bancos de imagem.

2.     MORGUEFILE

Mais de 350 mil fotos para uso comercial. Lá você vai encontrar fotos, vídeos e muito mais. Não é um banco de imagem parecido com o freepik.com, mas também é bom para acessar imagens diferentes.

Lá você vai encontrar fotos de todos os tipos, que com certeza vão servir para o seu propósito.

3.     FREE IMAGES

Também com mais de 350 mil fotografias, este banco é uma ótima opção para aqueles que desejam colocar fotos em seus posts e não querem ter problemas com direitos autorais.

Para quem gosta, as fotografias estão organizadas por categorias e assim você poderá acha-las facilmente.

4.     DREAMSTIME

Fotos e vídeos a seu dispor. Dreamstime organiza também por categoria e assim fica mais fácil de achar o que você está procurando. Oferecendo imagens livres de direitos autorais, a Dreamstime é com certeza uma boa pedida para você usar no seu blog ou site. Conta com 68 milhões de imagens.

5.     FREE PHOTOS BANK

É um dos bancos de dados bem organizado e intuitivo. Você pode escolher por categoria, pelas fotos recentes ou através de uma rápida navegação no topo do site. Tudo para que você ache facilmente o que procura para o seu blog ou site.

6.     PIXABAY

Com fotos, ilustrações, gráficos de vetores e vídeos o Pixabay é uma ótima opção para aqueles que já gostam do freepik.com, pois a estrutura é bem parecida. Lá você pode encontrar mais de 1.2 milhões de imagens oferecidas pelo banco sem direitos autorais.

7.     FLICKR

Bilhões de fotos e 2 milhões de grupos, o Flickr é mais uma ótima opção para se achar fotos e imagens gratuitas livres de direitos autorais. Usar esta plataforma é algo bem intuitivo e fácil, pois ela possui um ótimo sistema de buscas logo no topo do site. Você também tem a opção de abrir uma conta.

8.     CEPOLINA

As fotos estão divididas por categorias. Mas fique atento, pois a caixa de busca logo no topo leva para outro site onde as imagens são pagas. Banco de imagens muito intuitivo e fácil de achar as fotografias.

9.     FREE DIGITAL PHOTOS

Possui um sistema de buscas muito rápido e com opções de imagem logo na página de entrada para você escolher. Também é possível ver as imagens por categoria. Com certeza uma ótima opção para quem está procurando por bancos de imagens.

10. FREE RANGE STOCK

Fotos e ilustrações licenciadas para uso comercial. Aqui você encontra um fácil sistema de buscas, com um intuitivo menu no topo do site. Totalmente grátis!

11. GRATISOGRAPHI

Esse não tem o sistema de busca rápida, mas na parte de baixo do site tem as opções por categoria. Muito fácil de usar.

Como usar o banco de imagens?

Para usar os bancos de imagens é tudo muito simples, você só tem que clicar na foto ou imagem escolhida e depois fazer o download para uma pasta no seu computador. Em seguida você pode fazer upload para o seu blog wordpress.

Dentro do wordpress, você também pode alterar algumas configurações, como a definição da imagem, escolher o tamanho e a posição, acrescentar legendas, texto alternativo e mencionar de onde ela veio, para provar que fez o download de um banco de dados de imagens.

Outra coisa muito importante a saber, é que nesses bancos de imagem, as fotografias, vetores, gifs e outros sempre devem estar em alta resolução. Mas não custa nada verificar e selecionar a opção correta de resolução antes de usá-las.

Dentro da resolução escolhida, opte por usar fotos no menor tamanho possível em termos de kilobytes, pois assim fica mais fácil carregar a sua página. O tamanho da imagem geralmente está bem especificado no próprio banco de imagens, na hora que você vai fazer o download.

E por último, não use imagens agressivas! Nos bancos de imagens tem de tudo e você pode até ter gostado de uma ou outra imagem. Mas tente usar imagens que não firam visualmente outras pessoas, pois isso poderia afastá-las do seu site.

Bônus

HUBSPOT

O Hubspot é uma das maiores empresas ligadas ao marketing digital. Muito requisitada pelas empresas, a HubSpot é realmente fenomenal.

Ela ainda te oferece o melhor banco de imagens gratuito para determinadas categorias de fotos, como você pode ver acima. Não é como os bancos de imagens apresentados no início do artigo, que tem muitas outras categorias, mas também é uma mão na roda.

NEW OLD STOCK

Para quem é fascinado por fotos antigas, aqui vai mais uma super dica: New Old Stock. Esta também é uma plataforma bem intuitiva e fácil de se manusear. Fotos em preto e branco e fotos antigas você poderá encontrar por lá. Um primor!

IMAGE TEMPLE

Mais um banco de imagens onde você opera através de um menu. É simples e prático. Você pode achar uma infinidade de imagens aqui. Está em espanhol, mas é bastante fácil de se entender o que diz no menu.

Banco de imagens grátis em português

IMAGENS LIVRES

O Imagens Livres é um Banco de Imagens Grátis em Português.

Nos outros sites você também pode fazer buscas em nosso idioma nativo.

Porém, em alguns deles, a quantidade de imagens encontrada é bem maior quando você busca na língua portuguesa.

Então, se quiser encontrar a maior quantidade de fotos possível na maioria dos outros sites, é recomendável pesquisar em inglês.

No entanto, existe um banco de imagens brasileiro que é ótimo para você encontrar milhares de fotos, livres de quaisquer direitos autorais, podendo pesquisar na nossa própria língua.

Basta você entrar no Imagens Livres e procurar as melhores imagens, conforme a sua necessidade.

Conclusão

Não importa se você está utilizando as ilustrações para a empresa em que trabalha, para um negócio próprio de vendas online, ou para outros fins pessoais ou profissionais.

A conclusão a que chegamos é que, com tantos bancos de imagens pagos, além dos bancos de imagens baratos ou gratuitos, é praticamente impossível você não achar o que está procurando.

Verifique esta lista de bancos de imagens sempre que precisar, principalmente antes de fazer o seu post. Depois escolha aquilo que for melhor para você e faça logo o download da imagem preferida. Assim fica mais fácil e você já pode deixar de pegar imagens no Google imagens.

Sem contar que estas imagens do Google podem não vir em alta resolução HD, o que seria muito ruim para a reputação do seu blog ou site.

Existem várias outras opções que você pode encontrar por aí em termos de repositórios de fotografias, ilustrações e outros tipos de gráficos online. Mas o que eu escolhi e estou indicando aqui para você é realmente o suprassumo, ou seja: o melhor.

Outra coisa muito importante, é a utilização da imagem para complementar o conteúdo e chocar o leitor.

Conteúdo para chocar o leitor? Como assim?

Se puder, você pode usar um título mais forte, que faça o leitor pensar sobre um determinado problema. E você também pode usar imagens que possam contribuir para o conteúdo, ou chamar atenção para o assunto.

Imagens em preto e branco não são piores do que imagens coloridas. Muito pelo contrário, o que vai chamar a atenção é o conteúdo disposto na imagem. Por isso, pode usa-las tranquilamente.

E caso você já tenha começado o seu blog ou site com imagens do Google, é bom trocá-las o quanto antes para evitar problemas, principalmente se ainda estiver começando no ramo do marketing digital.

No fim, é só analisar os bancos de imagens indicados acima antes de criar os seus posts, para aumentar o engajamento e causar uma ótima impressão.

Sair da versão mobile