Ícone do site Renda3.com

Como se tornar líder num mercado que já tem o seu líder?

Como se tornar líder num mercado que já tem o seu líder?Todos nós sabemos como é importante se tornar o líder Número #1 do seu nicho de mercado.

Mas, se no seu ramo já existe alguma autoridade claramente definida, você poderia pensar que é praticamente impossível superá-lo.

Porém, existe uma forma de enfrentar este desafio, o que lhe permitiria conquistar um lugar na cabeça do seu cliente em potencial.

No mundo do marketing, esta questão é tratada no livro “Posicionamento: a batalha por sua mente” de Al Ries e Jack Trout, onde:

A melhor forma de conquistar a liderança em um mercado que já possui o seu líder é através do posicionamento.

O correto planejamento da sua marca, produto ou serviço, deve fazer com que você tenha um posicionamento diferente dos demais empreendedores.

Um dos maiores benefícios deste posicionamento diferenciado é que você não vai lutar diretamente com o seu principal concorrente.

Todo e qualquer líder de mercado que possuir um posicionamento único, irá conquistar uma porção diferente na mente do seu mercado alvo potencial.

Não existe um confronto direto, porque posicionamentos diferentes permitem que todas as empresas conquistem novos terrenos.

Para entender como isso acontece na prática, basta observar o exemplo de empresas como Mc Donalds e Burguer King, que são concorrentes diretos, e pertencem ao mesmo ramo de atuação.

Historicamente podemos observar que cada uma destas duas empresas transmite uma imagem completamente diferente na cabeça dos seus consumidores.

Por este motivo, respeitadas as devidas proporções, existe um grande público consumidor para qualquer uma das duas empresas.

E isso acontece exatamente porque as duas estão posicionadas de forma bem diferente na mente das pessoas.

O Mc Donalds por exemplo, conseguiu se tornar líder, porque foi o primeiro fast-food com um modelo de lanchonete diferente das convencionais.

Foi o primeiro drive-thru rápido e eficiente, com identidade visual forte, um bom apelo ao público infanto-juvenil e o seu molho especial.

Pensando assim, não haveria mais espaço na liderança para nenhuma outra empresa do mesmo ramo.

Mas o conjunto de fatores que compõem o posicionamento do Mc Donalds, é completamente diferente do posicionamento que foi adotado pelo Burguer King.

Pequenos detalhes como uma maior personalização dos sanduíches, e um atendimento diferenciado permitiram que ela também conquistasse uma posição de liderança, e consequentemente um grande crescimento.

O importante é entender que existe um espaço para ser ocupado por cada empresa que souber se posicionar de maneira diferenciada.

Mas isso não impede que tenhamos o outro lado da moeda, onde as empresas não conseguem atingir a liderança em um determinado nicho de mercado, por não terem se posicionado de maneira adequada.

Um bom exemplo é o da Xerox, que não conseguiu dividir o espaço ocupado pela Kodak, justamente porque tentou seguir o mesmo posicionamento da líder de mercado.

A Xerox, que era líder em copiadoras, não conseguiu enfrentar a empresa que era a pioneira no ramo de máquinas fotográficas.

Quando a Xerox decidiu se aventurar no ramo das máquinas fotográficas, acabou perdendo a briga com a Kodak, justamente porque não conseguiu oferecer um posicionamento diferente.

A lição que você deve aprender com este artigo é que este posicionamento não funciona apenas para grandes empresas e grandes marcas.

Em diversos outros campos da vida você também pode se beneficiar por escolher um posicionamento diferenciado, quer seja no trabalho, nos estudos e até na vida pessoal.

Se você quiser vencer qualquer batalha e se tornar um líder e não um guru, é sempre necessário ter uma ideia diferente, um produto inovador, encontrar uma brecha, ou uma carência no mercado.

Mesmo que exista alguém que já domina o mesmo ramo de atividade, você sempre será sempre lembrado, desde que tenha algum grande diferencial competitivo em relação a ele.

Ser o primeiro é muito importante, e só existe uma pessoa ou empresa que consegue ocupar esta posição.

Mas ser o Número #1, ou seja o verdadeiro líder, é algo que pode ser ocupado por mais de uma empresa, desde que cada uma delas tenha um posicionamento diferenciado.

Sair da versão mobile