Ícone do site Renda3.com

Qual Serviço de Autoresponder é melhor: AWeber ou MailChimp?

Qual Serviço de Autoresponder é melhor: AWeber ou MailChimp?Mailchimp x Aweber: Eis a questão! Por acaso você já ficou em dúvida sobre qual autoresponder deveria apostar suas fichas na hora de construir a sua lista de emails?

Eu sei, pois eu também já passei por esse terrível dilema.

Já usei vários serviços de email marketing e autoresponder e enfrentei todo tipo de situação que poderia com estas ferramentas.

Consegue imaginar isso?

Mas hoje eu estou aqui fazendo esse comparativo, para que você não tenha que enfrentar todos esses dilemas na hora de escolher a melhor ferramenta.

E no final, você vai perceber que é muito mais do que um simples comparativo de recursos, pois eu vou dar dicas incríveis, baseadas na minha grande experiência no assunto, além dos erros e acertos que tive ao longo do tempo.

Afinal, entrar para um serviço desses é quase como se fosse um casamento, não é mesmo?

Você e os seus leads ficam presos durante meses ou até por longos anos seguidos. E nem sempre você sabe, com certeza, se fez a melhor escolha entre todas as opções existentes.

E o pior. Mudar de ferramenta de email marketing parece ser algo complicadíssimo para a maioria das pessoas.

Para quem está começando, saber o que é lead, como importar contatos, ou descobrir como escrever mensagens, parecem ser coisas muito mais difíceis do que realmente são, depois que se adquire um pouco de prática.

Então, por incrível que pareça, eu superei tantos bloqueios e crenças que possuía sobre essas ferramentas após tantos anos de experiência, que o que você vai ver aqui é muito mais do que um simples comparativo.

Fique até o final que você vai se surpreender.

Agora vamos começar a discutir sobre qual serviço de Autoresponder é melhor, entre o AWeber e o MailChimp.

No final, eu vou contar uma pequena história e você vai entender porque eu escolhi essas duas ferramentas para esse artigo, em vez de várias outras que existem no mercado.

Construir uma lista de email marketing deve ser a sua prioridade número um quando está iniciando e construindo um negócio na Internet.

Um bom autoresponder vai automatizar o processo de construção da lista, e automatizar as suas campanhas de email marketing de acompanhamento.

Esta é a melhor maneira de manter contato com os seus prospectos e clientes .

O AWeber e o MailChimp são alguns dos autoresponders mais conhecidos no mundo todo.

Mas, qual destes dois serviços de email marketing é o melhor?

Hoje vamos discutir sobre algumas vantagens e desvantagens para descobrir qual deles é o mais adequado para as suas necessidades.

Benefícios do MailChimp:

Mas ele também possui algumas desvantagens:

Além disso, o MailChimp não permite marketing de afiliados, e cancelou conta de pessoas que estão usando links de afiliados.

Benefícios do AWeber:

Desvantagens do Aweber:

Praticamente não há desvantagens, álém do fato de que não existe um plano gratuito disponível atualmente.

No entanto, ocasionalmente é possível realizar um teste durante 30 dias, para você se acostumar com as funcionalidades da ferramenta, e decidir se vale mesmo à pena.

Portanto, se você for sério sobre o marketing na Internet, e não se contenta com um autoreponder barato, prefira o Aweber como primeira opção, e MailChimp em segundo plano.

Mas não caia no erro de escolher ferramentas baratas ou soluções caseiras, pois isso pode lhe custar tempo, dores de cabeça, assinantes e até muito dinheiro jogado fora.

O importante é escolher um bom serviço de autoresponder e ficar com ele.

Você não vai querer mudar de empresa depois de ter construído uma grande lista de email marketing, e depois de ter criado e programado uma grande sequência de mensagens automáticas, não é mesmo?

O AWeber é definitivamente a melhor escolha para os comerciantes sérios, enquanto o MailChimp é bastante popular porque oferece uma opção gratuita para você começar.

E agora vem a história que eu prometi

Depois de vários anos trabalhando com marketing digital, já usei mais de uma dúzia de ferramentas de email, entre elas:

Já enfrentei de tudo.

Mas por incrível que pareça, por alguns problemas diversos que ocorreram, eu acabei ficando durante algum tempo sem usar nenhuma delas.

Tive que cancelar tudo e no final, acabei ficando sem nenhuma lista de contatos ativa.

E não sei se você sabe.

Mas construir uma lista com milhares de emails, a maioria com confirmação simples ou dupla, custa caro e é extremamente trabalhoso.

Sem contar que devem ser leads no seu nicho de mercado ou clientes dos seus produtos.

E depois, levar isso para uma outra ferramenta, não seria nada fácil, além de ser praticamente impossível aproveitar a dupla confirmação.

Só que depois de um tempo tendo perdido toda a minha lista, eu resolvi que tinha chegado a hora de dar a volta por cima e começar tudo de novo.

Mas eu não queria construir uma lista do zero, sendo que tinha milhares de pessoas que já me conheciam e muitas delas até já tinham comprado meus produtos.

Como eu superei isso.então?

Em primeiro lugar, eu resolvi juntar todos os backups que tinha feito nas últimas ferramentas de email que tinha utilizado.

O problema é que eles eram parciais e o banco de dados de emails não ficou tão completo como eu gostaria.

Desta forma, eu consegui cerca de 30%¨dos emails que possuia no auge da minha carreira como afiliado ou produtor.

Faltavam outros 70% para serem recuperados.

Então eu acabei tendo uma ideia.

Quando as pessoas se cadastram, eu deixo configurado para receber um email do autoresponder, me avisando sobre o novo inscrito.

Com uma simples pesquisa no Gmail, eu fiz pesquisas como: “icontact new subscriber”, “aweber notifications”, etc…

Com esta pesquisa, eu consegui outros milhares de inscritos que não estavam nos meus backups.

Deu bastante trabalho para recolher os emails desta forma, mas a minha missão é continuar ajudando e ensinando as pessoas o que me motivou a conseguir recuperar o máximo de pessoas quanto foi possível.

Agora vem o “pulo do gato”, onde eu finalmente consegui reunir tudo isso em algo que funcionasse novamente.

Eu peguei uma conta que já possuía no Nitronews e joguei todos esses emails lá usando planilhas do excel, csv, texto separado por vírgulas, txt, etc.

No final, eu tinha novamente num sistema de emails, todos os contatos reunidos novamente.

Agora eu precisava saber quais desses contatos ainda se lembravam de mim e quais deles não existem mais.

Então eu criei um curso e enviei uma sequência de mensagens de lançamento para todos os contatos ao mesmo tempo.

Fui computando as aberturas e cliques para separá-los em listas específicas que seriam exportadas para outros sistemas de email marketing que eu estava disposto a utilizar.

Eu precisava fazer isso, pois utilizo o Nitronews somente para envio de mensagens avulsas “broadcast”, deixando todo o serviço de autoresponder por conta de outros serviços, como Aweber ou Mailchimp.

Por falar nisso, agora vem o fato surpreendente que mencionei no início desse artigo.

Após usar o Nitronews para descobrir quem ainda existe, abre e clica nos emails, eu resolvi distribuir os contatos entre as contas que eu tinha no Aweber e no Mailchimp.

E por incrível que pareça, no momento em que estou atualizando este post, continuo usando os dois serviços ao mesmo tempo nas minhas campanhas de email.

Fiz uma espécie de Teste AB informal e acabei descobrindo que tem alguns contatos que abrem mais as mensagens pelo Aweber e outros que abrem as mensagens no Mailchimp.

Percebi que simplesmente não dá para trocar eles de lugar. Então tive que deixar cada grupo de contatos na ferramenta que deu mais resultado para ele, especificamente.

Quando eu tirava grupos de contatos, por meio de download e upload, passando de uma ferramenta para outra, havia perda na entrega das mensagens.

É por isso que eu permaneci usando as duas ferramentas, pelo menos por enquanto e isso está sendo bom para mim.

Com relação aos contatos que não abriram e não clicaram, eu continuei insistindo um pouco mais e acabei tendo bons resultados.

Após algumas mensagens, muitos que não abriram a primeira, acabaram por abrir as outras.

E isso serviu para aumentar a quantidade de leads ativos no final da campanha.

Conclusão

Após ter passado por todas as situações que você possa imaginar, adquiri uma certa experiência e perdi o medo de transitar com minhas listas entre várias empresas diferentes de email marketing.

Então criei uma rotina que funciona mais ou menos assim:

Quando preciso recuperar contatos antigos, uso o Nitronews para mandar mensagens avulsas “broadcast” e assim descubro quem está ativo depois de abrirem e clicarem nas mensagens. Lembrando que ele tem um sistema de pontuação incrível.

Depois,jogo uma parte deles nas minhas listas do Aweber e outra parte no Mailchimp por download e upload de contatos.

E quano quero mandar mensagens, as crio primeiro no Aweber, por meio de Broadcast e depois copio a mesma mensagem no Mailchimp. Até os links copiados funcionam normalmente.

Testo tudo e envio as mensagens normalmente para as listas, usando estas duas empresas sem nenhum problema.

Quando quero criar sequências de autoresponder, posso criar do zero ou aproveitar as mensagens de broadcast que já foram criadas.

Então a conclusão é que estas duas empresas estão me servindo plenamente.

Se você está começando agora, qualquer uma delas vai te atender, pois até mesmo as interfaces são bem parecidas.

A única diferença significativa para quem está pensando em se inscrever, é que o Mailchimp ainda possui aquele incrível plano gratuito para até 2.000 contatos, enquanto o Aweber possui 30 dias de teste grátis.

Sair da versão mobile