Renda3.com

Por Que Todo Mundo Deve Saber Como Criar Uma Página no Facebook?

Por Que Todo Mundo Deve Criar Uma Página no Facebook?O Facebook é mesmo uma potência. Com mais de 1 bilhão de contas ativas ele vem chamando cada vez mais atenção devido às suas inovações tanto no próprio Facebook como nos aplicativos que a rede administra. Como dono do WhatsApp e do Instagram, o Facebook só vem agregando adeptos em todo o mundo.

Quem quer ficar fora desta enorme rede? Ninguém, não é mesmo? É claro que toda regra tem sua exceção, mas cá para nós: o Facebook é uma mão na roda quando se trata de negócios.

Negócios Online que estão sempre gerando leads, transformando estes leads em clientes efetivos e muito dinheiro para a empresa em questão.

E falando sobre negócios, você sabe como criar uma página no Facebook? Se não sabe não tem problema, pois nós vamos te ensinar o passo a passo.

Primeiramente você deve saber o porquê de se criar uma fã page no Facebook, não é mesmo? Bom, vamos lá então?

1.   Por que criar uma fã page?

Vamos levar em consideração que hoje o mundo é completamente conectado. Você com certeza já ouviu falar sobre o marketing digital. Pois é, este tipo de marketing é um sinal dos tempos e nele tudo é feito no mundo online.

Tendo isso em vista, os negócios também são feitos online e por isso você precisa ter uma presença no mundo digital. Para você ter uma ideia a quantidade de pequenas empresas com fã page é igual 1 milhão – diz G1. Isto significa que muita gente sabe o potencial da rede e quer fazer parte dela.

Outro dado importante é que o Brasil é o terceiro país com contas ativas o que equivale a 100 milhões de usuários só perdendo para os Estados Unidos e para a Índia.

Você sabia que o número de pessoas que acessam o facebook aqui no Brasil é igual a 90% do total de usuários ativos?

O que isto quer dizer? Quer dizer que as pessoas agora buscam por informações da forma mais fácil para elas. E tem coisa mais fácil que acessar a internet através de um celular?

Não se espante, mas a verdade é que ter uma conta empresarial no facebook facilita o acesso destas pessoas, seja através de celular ou de outro dispositivo, a você, leitor.

O mundo hoje exige respostas rápidas e as redes sociais te dão este poder de influenciar pessoas e comunidades humanizando o seu produto ou serviço.

Seja você empreendedor, afiliado, infoprodutor, não importa. O que verdadeiramente importa é que as redes sociais estão cada vez mais tomando o espaço e fechando negócios.

Aí vai outro dado espantoso, 8 de 10 brasileiros que acessam a internet estão no Facebook. Já pensou: 8 de 10!

80% dos internautas brasileiros estão no Facebook

Eu gosto de mostrar as estatísticas porque elas provam o que se diz. Outro dado interessante é que faixa etária que mais acessa a rede está entre 25 a 34 anos. O que isto quer dizer?

Quer dizer que se o seu produto estiver fora das faixas mais acessadas o seu trabalho para atingir a sua faixa interessada vai ser um pouco maior.

Outra coisa: conhecer as redes sociais a fundo é o mesmo que conhecer o seu cliente em potencial. Por esta razão criar uma fã page no Facebook é tão importante.

Eu costumo dizer que você tem que estar onde o seu cliente está e não na direção contrária, faz sentido?

Você também tem que analisar a frequência e o método de acesso ao Facebook, porque 22 minutos é a média de tempo que as pessoas gastam na rede e de 13h às 15h é o pico de acesso.

Sabe por que você tem que saber isto? Porque dependendo da frequência e do método de acessos sua publicidade paga deve ser reestruturada.

Há, sim… o Facebook conta com uma ferramenta chamada Facebook Ads. Esta ferramenta te possibilita fazer anúncios pagos para atingir o seu público-alvo. Dependendo da ação e sua configuração você pode abranger grande parte do seu público.

Entende agora o porquê de estar presente no Facebook ser tão importante?

Agora vamos para os dados empresariais do Facebook:

Agora vamos analisar os dados acima:

Facebook domina o mercado de empresas onde apenas 30% não faz parte. 67% das empresas que vendem seus produtos para clientes aumentaram suas vendas pelo Facebook.

Então você agora poderia me fazer a seguinte pergunta: para que serve uma fã page no Facebook?

No que eu respondo: visibilidade!

Lembra-se do que eu disse aí em cima: você tem que estar onde o cliente está. Agora vamos listar os benefícios – e são muitos – de se criar uma fã page no Facebook:

  1. Melhor divulgação da marca: quando há melhor engajamento com a marca, há também confiabilidade por parte do cliente;
  2. Maior engajamento da audiência: quando há maior engajamento da audiência é sinal que a publicidade está sendo feita de forma correta;
  3. Aumento no tráfego do blog ou site: com este aumento você pode fechar mais negócios;
  4. Aumento no número de vendas e clientes.

Como eu falei aí em cima, a visibilidade é muito importante, mas também é importante a interação com o público. Porque na verdade tudo é uma composição de fatores.

Mas há que se dizer que para se criar uma fã page é preciso ter pessoal especializado para administrar. E isso é um dos motivos de empresas não terem expressividade na rede. Na verdade, elas até sabem do potencial e o que estão perdendo, mas são empresas pequenas que não estão ainda em condições de manter uma página.

Ter uma presença online hoje é estar no Facebook e isso é fato!

Mas é nessa rede que você poderá fazer suas estratégias, manter o público sempre engajado e finalmente manter sua share of mind sempre na cabeça do consumidor.

Empresas como o Facebook estão sempre inovando através do design thinking – implantar novas tecnologias. E você sabe por quê? Para te dar a segurança de que o seu negócio vai ter expressividade ao entrar na rede.

É como se fosse uma grande família unindo ideais em um só lugar. E os clientes por que usam as redes sociais?

Porque é uma forma de entretenimento, informação e curiosidade. E daí o facebook acaba por colocar uma publicidadezinha aqui outra ali, e todos estamos satisfeitos.

Veja se não é bom: você passa a conhecer determinada empresa e esta empresa agrega você ao rol de leads dela.

Tudo é uma questão de ponto de vista, de interesses a resolver e de forma de resolução da questão.

2.   Como criar uma página no Facebook?

Você viu como é fácil. Na verdade, o mais complicado vem depois: gerenciar a fã page do facebook. Para gerenciar será preciso que você contrate uma pessoa indicada para isto ou ainda um freelancer.

No mais, com a criação correta da página você poderá fazer suas publicidades pagas ou gratuitas – tem essa opção, claro! – e averiguar se os números estão condizentes com a realidade das vendas de sua empresa.

Fazendo este acompanhamento você saberá se vale ou não a pena criar uma página no facebook ou se é melhor investir fora dele.

3.   Conclusão

O que se pode concluir do que foi dito acima é que muita gente não tem acesso ao facebook empresarial, por motivos diversos que podem também beirar a falta de informação sobre a rede.

O que acontece é que a grande massa de pessoas já identificou o potencial do facebook e quer criar um fã page na rede, mas uma pequena parte ainda não faz noção do que é ter a visibilidade empregada na rede.

Tudo isto serve para você, empreendedor, refletir acerca da situação e descobrir se vale mesmo a pena ter uma fã page no facebook ou não.

Uma vez dentro do facebook você já vai estar lucrando e muito. De tempos em tempos ele coloca publicidades para os clientes que passam a te conhecer e a virar seus leads.

Esta nova forma de lidar com o cliente é única e serve para todos os tipos de relações. Você sabia que existem até páginas governamentais lá?

O que interessa é chegar cada vez mais perto do cliente utilizando-se de ferramentas especialíssimas e mais avançadas e assim conseguir a share of mind do cliente.

Entretanto para que o seu Negócio Online possa se manter na lembrança do cliente, mais uma vez, é preciso estar onde ele está.

Para vocês que acompanharam este artigo, saibam que ainda tem mais por vir. Agora entre nas suas redes sociais e compartilhem, tá?

Sair da versão mobile